Últimas notícias do varejo nacional

Supermercado de SP adota carrinho inteligente, que soma e recebe o pagamento das compras

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Dentro do próprio carrinho de compras, o cliente pode inserir todos os itens de que precisa, somar o valor total e pagar por eles, sem necessidade de pegar filas. Essa é a proposta do carrinho inteligente Smart Car adotado pela rede de supermercados Enxuto, no interior de São Paulo. O equipamento, inspirado nos carrinhos inteligentes lançados pela Amazon, nos Estados Unidos, foi desenvolvido em parceria com a Nextop e a Arius Sistemas.

Carrinho inteligente do Grupo Enxuto (Foto: Divulgação)

Carrinho inteligente do Grupo Enxuto (Foto: Divulgação)

O carrinho já tinha sido apresentado na última convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), e foi lançado oficialmente nesta terça-feira, dia 3 de maio. Oito exemplares entrarão em operação a partir de amanhã, dia 4, na loja Enxuto John Boyd, em Campinas. Em breve, também devem ser levados para Piracicaba e Limeira, também no interior de São Paulo.

A Nextop investiu cerca de R$ 8 milhões no desenvolvimento do Smart Car. O equipamento possui tela touch screen e um leitor de código de barras, que permite a consulta de preços e o pagamento. Além disso, há cinco câmeras e uma balança móvel em cada carrinho, para monitorar o que é colocado ou retirado de dentro do equipamento, como forma de prevenir perdas. Por enquanto, a única função da balança é essa. A pesagem de alimentos ainda precisa ser feita de forma tradicional. Dentro da loja, os carrinhos possuem uma saída especial pela frente de caixa.

Bruno Bragancini Junior, diretor presidente do Grupo Enxuto (Foto: Divulgação)

Bruno Bragancini Junior, diretor presidente do Grupo Enxuto (Foto: Divulgação)

“Todo o desenvolvimento do carrinho foi realizado tendo o consumidor no centro das decisões. Esse projeto está alinhado à nossa estratégia ominichanel e materializa o conceito phygital, proporcionando a integração física e digital, oferecendo uma melhor experiência de compras aos clientes”, afirma Bruno Bragancini Junior, diretor presidente do Grupo Enxuto. O objetivo é que o equipamento ajude a aumentar as vendas, mas o executivo ainda não tem uma estimativa.

Juliano Camargo, CEO da Nextop, diz que o dispositivo ainda deve ganhar algumas novas funções, como avisar ao cliente de promoções, enquanto ele passa em frente a uma prateleira específica, ou oferecer produtos dentro do perfil das compras realizadas. Operações de e-commerce também podem ser beneficiadas com a montagem de pedidos online.

“Até hoje, o monitoramento individual de cada cliente era resumido ao relatório final de sua compra, ou seja, o ticket identificado. Com o Smart Cart, rompemos essa barreira e conseguimos monitorar todo o circuito de compra do cliente na loja física. Saímos da era do ticket identificado para a jornada identificada de ponta a ponta”, afirma.

Além das vantagens para o estabelecimento, Rogério Alegrucci, diretor executivo da Arius Sistemas, diz que o carrinho pode trazer benefícios para a experiência do consumidor durante as compras. “Isto leva a mudanças de comportamento que, quando compreendidas, geram mais valor ao negócio”, afirma.

Este conteúdo foi alterado para esclarecer a ferramenta de pesagem do carrinho, destinada apenas para o controle de perdas do supermercado.

Fonte: https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Varejo/noticia/2022/05/supermercado-de-sp-adota-carrinho-inteligente-que-pesa-soma-e-recebe-o-pagamento-das-compras.html

Nossas mídias digitais

Nossas Soluções

O Smart Cart é a maior inovação do varejo, que coloca a tecnologia a favor das compras proporcionando o controle das compras do início ao fim.

Com o carrinho inteligente é possível reduzir as etapas tradicionais, separação, cadastro e embalagem para 1 único processo e com apenas 1 colaborador

O CASH é a solução para auditar e monitorar processos, erros operacionais, detectar fraudes e furtos na sua frente de caixa.

RECEBE é a solução para auditar e monitorar processos, erros operacionais, detectar fraudes, furtos e desvios no seu recebimento.

Solução avançada e eficaz destinada a otimizar a gestão dos seus processos de supermercado.

Se algo ou alguém, neste momento, pode causar danos ao lucro de sua empresa, nós saberemos.

A solução para gerenciar as ocorrências, com agilidade na tomada de decisão. O TOP Ocorrências é a plataforma de gestão das ocorrências. A ferramenta reduz o trabalho manual, traz visibilidade e agilidade nas ações.

O C.I.A. é uma solução com inteligência artificial, que gera alerta da operação de risco, com possíveis detecções de fraudes e furtos.

A ferramenta atua em conjunto com o CASH, gerando assim, alertas de dados e vídeos, a partir da operação sensível e crítica no PDV.

A plataforma integrada com o primeiro vídeo B.I. para gestão e prevenção que garante maior controle para a tomada de decisões estratégicas, com vídeos integrados.