Últimas notícias do varejo nacional

Rede de supermercados investe em carrinho inteligente

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Grupo Enxuto colocará oito equipamentos em uma loja de Campinas a partir desta quarta-feira, dia 4

Dentro do próprio carrinho de compras, o cliente pode inserir todos os itens de que precisa, somar o valor total e pagar por eles, sem necessidade de pegar filas. Essa é a proposta do carrinho inteligente Smart Car adotado pela rede de supermercados Enxuto, no interior de São Paulo.

O equipamento, inspirado nos carrinhos inteligentes lançados pela Amazon, nos Estados Unidos, foi desenvolvido em parceria com a Nextop e a Arius Sistemas.

O carrinho já tinha sido apresentado na última convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), e foi lançado oficialmente nesta terça-feira, dia 3 de maio.

Oito exemplares entrarão em operação a partir de amanhã, dia 4, na loja Enxuto John Boyd, em Campinas. Em breve, também devem ser levados para Piracicaba e Limeira, também no interior de São Paulo.

A Nextop investiu cerca de R$ 8 milhões no desenvolvimento do Smart Car. O equipamento possui tela touch screen e um leitor de código de barras, que permite a consulta de preços e o pagamento. Além disso, há cinco câmeras e uma balança móvel em cada carrinho, para monitorar o que é colocado ou retirado de dentro do equipamento, como forma de prevenir perdas. Por enquanto, a única função da balança é essa.

A pesagem de alimentos ainda precisa ser feita de forma tradicional. Dentro da loja, os carrinhos possuem uma saída especial pela frente de caixa.

“Todo o desenvolvimento do carrinho foi realizado tendo o consumidor no centro das decisões. Esse projeto está alinhado à nossa estratégia ominichanel e materializa o conceito phygital, proporcionando a integração física e digital, oferecendo uma melhor experiência de compras aos clientes”, afirma Bruno Bragancini Junior, diretor presidente do Grupo Enxuto. O objetivo é que o equipamento ajude a aumentar as vendas, mas o executivo ainda não tem uma estimativa.

Juliano Camargo, CEO da Nextop, diz que o dispositivo ainda deve ganhar algumas novas funções, como avisar ao cliente de promoções, enquanto ele passa em frente a uma prateleira específica, ou oferecer produtos dentro do perfil das compras realizadas. Operações de e-commerce também podem ser beneficiadas com a montagem de pedidos online.

“Até hoje, o monitoramento individual de cada cliente era resumido ao relatório final de sua compra, ou seja, o ticket identificado. Com o Smart Cart, rompemos essa barreira e conseguimos monitorar todo o circuito de compra do cliente na loja física. Saímos da era do ticket identificado para a jornada identificada de ponta a ponta”, afirma.

Além das vantagens para o estabelecimento, Rogério Alegrucci, diretor executivo da Arius Sistemas, diz que o carrinho pode trazer benefícios para a experiência do consumidor durante as compras. “Isto leva a mudanças de comportamento que, quando compreendidas, geram mais valor ao negócio”, afirma.

Fonte: https://newtrade.com.br/varejo/rede-de-supermercado-investe-em-carrinho-inteligente/

Nossas mídias digitais

Nossas Soluções

O Smart Cart é a maior inovação do varejo, que coloca a tecnologia a favor das compras proporcionando o controle das compras do início ao fim.

Com o carrinho inteligente é possível reduzir as etapas tradicionais, separação, cadastro e embalagem para 1 único processo e com apenas 1 colaborador

O CASH é a solução para auditar e monitorar processos, erros operacionais, detectar fraudes e furtos na sua frente de caixa.

RECEBE é a solução para auditar e monitorar processos, erros operacionais, detectar fraudes, furtos e desvios no seu recebimento.

Solução avançada e eficaz destinada a otimizar a gestão dos seus processos de supermercado.

Se algo ou alguém, neste momento, pode causar danos ao lucro de sua empresa, nós saberemos.

A solução para gerenciar as ocorrências, com agilidade na tomada de decisão. O TOP Ocorrências é a plataforma de gestão das ocorrências. A ferramenta reduz o trabalho manual, traz visibilidade e agilidade nas ações.

O C.I.A. é uma solução com inteligência artificial, que gera alerta da operação de risco, com possíveis detecções de fraudes e furtos.

A ferramenta atua em conjunto com o CASH, gerando assim, alertas de dados e vídeos, a partir da operação sensível e crítica no PDV.

A plataforma integrada com o primeiro vídeo B.I. para gestão e prevenção que garante maior controle para a tomada de decisões estratégicas, com vídeos integrados.