Últimas notícias do varejo nacional

Empresa brasileira desenvolve carrinho de supermercado inteligente

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Inspirado em modelo desenvolvido pela Amazon, o carrinho conta com scanner e até maquininhas de cartão para que o cliente não precise enfrentar filas

Reduzir o atrito na experiência de compra é uma das maiores preocupações das empresas ao que se refere à jornada do cliente. Nos supermercados, um dos maiores pontos de fricção é a fila do caixa – irremediavelmente, em algum momento ela acontece e os consumidores tendem a ficar impacientes. Uma empresa brasileira busca reduzir a dor a partir da ferramenta mais utilizada nesses ambientes: o carrinho de compras.

Desenvolvido pela Nextop, empresa de soluções tecnológicas para o varejo, o Smart Cart Nextop é um carrinho inteligente que permite que o cliente tenha toda a experiência de compra sem precisar passar em um caixa em si. Basicamente, só é preciso pegar os produtos e realizar o pagamento ao final.

O carrinho é equipado com maquininha para pagamento, display digital e scanner, que lê o código de barras do produto selecionado, confirma a quantidade de unidades desejadas e indica o valor. Se houver desistência de algum item, basta devolver e excluir manualmente na listinha disponibilizada na tela digital.

Para finalizar a compra, o consumidor realiza o pagamento via cartão de débito ou crédito no próprio carrinho e deixa o estabelecimento por uma faixa exclusiva destinada aos usuários Smart Cart Nextop (instalada previamente pelo mercado em questão). O projeto foi apresentado na Convenção da ABRAS 2021 (Associação Brasileira de Supermercados).

Na visão da empresa, tanto a praticidade como a segurança do projeto chamam a atenção. Levando em consideração a realidade imposta pela pandemia, por exemplo, o cliente realiza as compras sem a necessidade de interação direta com outras pessoas. A falta de etiquetas de preços nas gôndolas, problema comum que, por vezes, irrita o consumidor, também é facilmente contornado com a utilização do leitor de código de barras do carrinho.

Para as varejistas, a segurança também é garantida. O carrinho digital é equipado com câmeras que utilizam visão computacional e inteligência artificial, que previnem perdas e corrigem possíveis erros dos usuários na hora da compra dos produtos.

Tendência

A empresa destaca que a solução acompanha a crescente adesão ao autoatendimento em diversos segmentos, principalmente no varejo. Diversas redes passaram a adotar os pontos de autoatendimento digitais, oferecidos junto ao caixa tradicional. O carrinho inteligente seria uma adaptação a mais, focada na praticidade, já que o cliente finaliza a compra independentemente de onde estiver na loja.

A inspiração veio de fora. “Com tecnologia de ponta e 100% nacional, o carrinho inteligente é uma reação brasileira à Amazon, que lançou o Dash Cart em 2020, um carrinho também com funcionalidades, utilizado apenas nas lojas próprias da gigante americana”, conta Juliano Camargo, CEO da Nextop. A norte-americana Caper também desenvolveu um carrinho parecido, com os meios de pagamento instalados diretamente em seu design.

A expectativa é que o projeto seja bem recebido pelas redes. Atualmente, o carrinho inteligente está em fase de testes, com 12 unidades em processo de validação em um supermercado localizado em Campinas, interior de São Paulo.

Fonte: https://www.consumidormoderno.com.br/2021/09/23/empresa-desenvolve-carrinho-inteligente/

Nossas mídias digitais

Nossas Soluções

O Smart Cart é a maior inovação do varejo, que coloca a tecnologia a favor das compras proporcionando o controle das compras do início ao fim.

Com o carrinho inteligente é possível reduzir as etapas tradicionais, separação, cadastro e embalagem para 1 único processo e com apenas 1 colaborador

O CASH é a solução para auditar e monitorar processos, erros operacionais, detectar fraudes e furtos na sua frente de caixa.

RECEBE é a solução para auditar e monitorar processos, erros operacionais, detectar fraudes, furtos e desvios no seu recebimento.

Solução avançada e eficaz destinada a otimizar a gestão dos seus processos de supermercado.

Se algo ou alguém, neste momento, pode causar danos ao lucro de sua empresa, nós saberemos.

A solução para gerenciar as ocorrências, com agilidade na tomada de decisão. O TOP Ocorrências é a plataforma de gestão das ocorrências. A ferramenta reduz o trabalho manual, traz visibilidade e agilidade nas ações.

O C.I.A. é uma solução com inteligência artificial, que gera alerta da operação de risco, com possíveis detecções de fraudes e furtos.

A ferramenta atua em conjunto com o CASH, gerando assim, alertas de dados e vídeos, a partir da operação sensível e crítica no PDV.

A plataforma integrada com o primeiro vídeo B.I. para gestão e prevenção que garante maior controle para a tomada de decisões estratégicas, com vídeos integrados.