Identificar os alimentos por meio de sensores e câmeras, oferecer dicas de alimentação em um painel visual e trazer na palma da mão as informações nutricionais de qualquer produto, inclusive os “in natura”. E ainda fazer o pagamento com cartão sem ter de esperar na fila do caixa.
As novas tecnologias focadas na experiência do usuário têm dominado setores diversos e agora chegam como novidade aos supermercados. Com inteligência artificial, um carrinho que começará a ser utilizado no Espírito Santo neste ano pode distinguir o que foi colocado dentro do cesto e oferecer ao cliente receitas, produtos semelhantes e comparação de preços.
Se você comprou um molho de tomate, por exemplo, o equipamento informa um tipo de massa que combina com ele, inclusive indicando um produto em promoção na loja”, conta Waldês Calvi, sócio da StarTwo, empresa capixaba de tecnologia que desenvolve o sistema operacional.
Uma máquina de cartão acoplada no carrinho e integrada ao software permite também que o cliente já realize o pagamento pelos produtos previamente identificados pelos sensores e pela inteligência artificial, evitando que enfrente a fila do caixa no supermercado.
Segundo Calvi, a empresa já tem parceria firmada para adotar o carrinho em um supermercado de Vitória e outros dois contratos ainda estão em negociação.
Com uma proposta parecida, uma balança elaborada pela empresa de tecnologia Shift, de Colatina, junto com a fabricante de equipamentos Toledo do Brasil, promete facilitar a pesagem dos alimentos e auxiliar nas informações prestadas ao cliente.
Além de ter uma tela de comando onde é possível escolher intuitivamente o produto a ser pesado, a balança ainda consegue fazer a leitura por meio de uma câmera, já identificando o alimento sem precisar inserir códigos específicos.
Na etiqueta do código de barra, consta o valor e também as informações nutricionais, inclusive de produtos do setor de hortifruti. Caso o cliente compre duas cenouras, o equipamento irá informar as calorias exatas que o usuário estará consumindo a partir do peso.
As novidades são algumas das apresentadas na 35ª edição da Acaps Trade Show, maior convenção e feira do varejo capixaba, que começou ontem e vai até amanhã no Pavilhão de Carapina, na Serra, com patrocínio da Rede Tribuna.